terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O Preço da Poesia.

-
[ Deixa eu dizer que te amo,/ Deixa eu pensar em você./ Isso m acalma, me acolhe a alma,/ Isso me ajuda a viver. ] * [ Marisa Monte & Arnaldo Antunes ]



Às vezes eu preciso tirar os meus dois pés do chão,
Eu preciso voar por um minuto.
Isso me ajuda a viver. A Marisa disse que acalma a alma.
É tão duro estar sempre aqui nesta realidade fria,
Cheia de incertas certezas!
Eu gostaria apenas de facilitar, de cantar uma canção campesina,
Uma melodia simples, sem rebuscamentos,
Apenas uns versinhos românticos,
Que acalmassem a minha alma realmente, poeta que sou.
Menino que sou, romântico e sentimental,
Oculto atrás de uma couraça de gente forte,
Mas frágil, que se magoa facilmente
E que chora sozinho trancado no quarto para continuar a ser gente forte,
Para não esmorecer.
Uma melodia sentimental, um abraço sentimental,
Uma palavra sentimental,
Que alimente meus sentimentos,
Era tudo o que pedia. Não recebi e me acostumei a não pedir mais.
Adeus, outro pedaço. Adeus, alma-de-menino,
Que insiste em se magoar e partir,
Mas que jamais morre. Um ser insensato.
Quem dá ouvidos à sensatez?
Neste momento sou apenas um desprotegido animalzinho sentimental,
Este é apenas um momento desconsolado que vai passar.
Vai passar quando você me abraçar novamente,
Quando você disser que tudo está bem.
Momentos sentimentais, eles me afetam realmente...
Deve ser por isso que tão poeta eu sou.
Um preço alto. Um motivo justo. Um desejo incontido,
Fremente. Um eu como ninguém mais pode ser

[ E uma amável cruz que a ninguém mais cabe carregar. ]

_____
Por Raphaël Crone .

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostamos de sofrer, assim como gostamos de amar.

Raphaël disse...

Na verdade, creio que são duas ações coligadas . O amor é acompanhado de sofrimento, ainda que ele seja pleno . A saudade é o amior dos sofrimentos, penso, senão um dos maiores . Mas o amor sempre compensa a falta . Esta é agraça da vida . Esta é a razão do amor .

Anônimo disse...

Concordo que a saudade seja o maior dos sofrimentos, e assim como dissestes, a falta é compensada pelo amor. O amor, que é alimento e impulsionador das nossas ações e sentimentos.
Não há como amar e não sofrer, então deveria ter posto de outra forma:

Amamos e sofremos com todas as forças e enfrentamos todas as adversidades provenientes desse encontro de emoções indissociáveis.

=]