domingo, 15 de fevereiro de 2009

Poema Pobre de Aniversário.

-
[ Salvo se formos cretinos, morremos sempre na incerteza do nosso próprio valor e do da nossa obra. ] * [ Gustave Flaubert ]

[ Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro. ] * [ Clarice Lispector ]

[ O sonho encheu a noite,/ Extravasou pro meu dia,/ Encheu minha vida/ E é dele que eu vou viver/ Porque sonho não morre. ] * [ Adélia Prado ]


O passar dos anos pode ser perigoso?
A estrada costuma ir ficando mais escura ou os olhos mais cansados?
Tendenciosamente depressivo, o bicho humano.
Tendencioso e ingrato. Costuma esquecer-se do que é bom.
Depressivamente procura formas de não viver.
Creio que também deve haver virtude no passar dos anos. Deve haver redenção e aprendizado.
Consequente sabedoria.
Mesmo para um ainda jovem como eu.
A luz pode ser vista quando se tem olhos para vê-la,
Mas ela sempre existe, independente de nossa vontade.
As flores exalam seus perfumes, ainda que não os notemos.
O mundo continua o mesmo, ainda que o vejamos diferente
E diferente, ainda que para nós dê no mesmo.
Existe graça nessa tal de vida e a cada ano que me passa
Rio mais dela, mesmo quando ela ri de mim.
Quando choro, choro mais profundamente
E quando me levanto, o faço mais brilhantemente.
Armado de hombridade valente. Orgulho e reparação.
Há graça nessa tal de vida. Basta que nos disponibilizemos a rir dela.
Ela certamente se dispõe a rir conosco.

___
Por Raphaël Crone.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não tenho os olhos cansados, nem perda das minhas sensibilidades, porém costumo realmente esquecer o que é bom, ou, o que seja o mais provável, ainda não o saiba.

Mesmo sabendo de tudo a que você mencionou, encontramos mais motivos para chorar do que para sorrir! E, não, não consigo rir dela.

Raphaël disse...

Existe graça, sim . Comentei sobre algo parecido no texto anterior . Mas cada um deve achar a sua própria graça, ou melhor, deve colaborar para que ela exista . Lavoisier já dizia que nada vem do nada e nada vai pro nada .

Anônimo disse...

Uns colaboram para ela exister, outros para ela se findar...

c'est la vie.

Raphaël disse...

C'est la vie . Há papéis e papéis .